Friday, January 19, 2007

"Desenhar as palavras"


Os Ilustradores flamengos deixam a sua marca

de 3 de Fevereiro a 1 de Abril


Inaugura no próximo dia 3 de Fevereiro (Sábado), pelas 17h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, a exposição “Desenhar as Palavras - Os ilustradores flamengos deixam a sua marca”, organizada pelo Flemish Literature Fund.

“Desenhar as Palavras” mostra o trabalho de 17 ilustradores flamengos contemporâneos, cuja mestria e criatividade enriqueceram e expandiram o mundo da literatura para a infância. A exposição, passou já por algumas das salas mais conceituadas na área da ilustração para a infância, como a galeria do Palazzo Accursio de Bolonha e a galeria da Biblioteca Infantil Internacional de Munique.

Na inauguração estarão presentes os ilustradores Carll Cneut, An Candaele e Kristien Aertssen, bem como a especialista em ilustração flamenga Marita Vermeulen, autora do catálogo da exposição.

Nos últimos anos, publicou-se na Flandres um grande número de livros infantis ilustrados de grande qualidade, fruto da ousadia de alguns editores que correndo riscos, provaram que existe um mercado para livros ilustrados mais invulgares. Os ilustradores flamengos ganharam então reconhecimento internacional e os livros infantis ilustrados flamengos são frequentemente traduzidos e publicados em todo o mundo.

Os ilustradores flamengos são contadores de histórias. As suas imagens contêm a essência da história e ao mesmo tempo enriquecem o texto com a sua própria interpretação poderosa. Têm as suas raízes numa rica tradição. Os antigos pintores flamengos foram também eles grandes contadores de histórias.

A exposição estará patente ao público até ao dia 1 de Abril de 2007.

Horário: 3ª feira a domingo, das 16h às 22h.
Visitas guiadas para escolas, mediante marcação prévia

Auditório Municipal Augusto Cabrita Parque da Cidade (Barreiro)
Informações: 212 141 319 212 147 409
Marcação de visitas guiadas: 212 147 403
Ilustrarte-sofia@mail.telepac.pt
www.ilustrarte.web.pt




1 comment:

helena zália said...

Estou com muita vontade de ver esta exposição!
:)