Tuesday, April 10, 2007

CARTOONS DO ANO EM SINTRA



A 3ª edição do World Press Cartoon (WPC), o único salão internacional de banda desenhada a nível mundial, tem a concurso 403 trabalhos de 286 cartoonistas. O ponto alto do WPC será a atribuição dos prémios nas três categorias que compõem o salão - cartoon editorial, caricatura e desenho de humor - a 12 de Abril, no Centro Cultural Olga Cadaval.


Depois da gala de entrega de prémios, segue-se a 13 de Abril, a inauguração da exposição “World Press Cartoon”, com os 403 trabalhos, de cartoonistas de 56 países, que ficará em Sintra até 13 de Maio. Tendo como Presidente o cartoonista António Antunes, o júri é constituído por Ann Telnaes, detentora de um Pulitzer em 2001 (com trabalho publicado em inúmeros jornais de referência e premiado em diversos certames internacionais), por Alain Grandremy, pelo canadiano Guy Badeaux e pelo japonês Norio Yamanoi.


Pelo mundo, a digressão desta exposição já está assegurada em Bruxelas, Barcelona, Buenos Aires e em várias cidades asiáticas.


Dignificar o cartoon é o grande objectivo desta 3ª edição do World Press Cartoon, responsabilidade acrescida uma vez que se trata do único salão do mundo exclusivamente dedicado a profissionais de imprensa no qual participam cartoonistas dos cinco continentes.

No comments: