Tuesday, April 10, 2007

Concurso Táxi Stand

Setembro 2007

Promovido pelo IVM e integrado no Festival Internacional do Táxi, a decorrer em Lisboa na terceira semana de Setembro de 2007 (Semana Europeia da Mobilidade), o concurso Táxi Stand tem um lugar de destaque porque é a componente que se dirige à criatividade mais directamente provocada pelo próprio Festival.

Trata-se de um concurso dirigido a estudantes finalistas de arquitectura, de design e de engenharia, dedicado à concepção e desenho de uma praça de táxis que tenha como base uma reflexão inovadora sobre o papel do táxi na mobilidade urbana e as funcionalidades que podem ser asseguradas pelas praças de táxi.

Os estudantes são convidados a formarem equipas inter-escolas, e a trocar informação e apoio científico, técnico e tecnológico com docentes e discentes de todas as escolas que participam no concurso.

Para que a comunicação seja efectiva foi criado o portal do concurso táxi stand, onde têm todos os contactos, links e ainda um blog. O Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, o Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e o Departamento de Engenharia de Madeiras do Instituto Politécnico de Viseu, já confirmaram a sua adesão ao concurso.

A Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa integra-se nesta iniciativa, elegendo o concurso como exercício curricular da turma de 5º ano de Design de Equipamento do Curso de Belas-Artes Design de Equipamento. Os outros alunos interessados poderão concorrer, considerando-se nesse caso este concurso um exercício extracurricular.

Pelo carácter inovador, interesse científico e pedagógico e pela visibilidade nacional e internacional que possibilita, a FBA considera a este concurso, uma iniciativa exemplar a que se orgulha de estar associada. O coordenador do curso de Design de Equipamento Professor Catedrático Miguel Arruda





No comments: