Tuesday, November 06, 2007

ILUSTRARTE 2007: Inauguração dia 10 de Novembro



(Martin Jarrie)






Inaugura dia 10 de Novembro, pelas 17.00 horas, no Auditório Municipal Augusto Cabrita no Barreiro, a exposição da 3ª edição da ILUSTRARTE – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância. Simultaneamente terá lugar a cerimónia de entrega de prémios.

Na exposição poderão ser vistas 150 ilustrações originais que irão guiar o visitante pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.





(Chiara Carrer)



O processo de selecção decorreu no início do mês de Setembro, tendo os elementos do júri, Anthony Browne (inglês, ilustrador, Prémio Andersen 2000), Christian Bruel (francês, editor), Ju Godinho (portuguesa, Comissária da Ilustrarte), Barbara Scharioth (alemã, ex-directora da Biblioteca Infantil Internacional de Munique) e João Vaz de Carvalho (português, pintor e ilustrador, vencedor da Ilustrarte 2005), decidido atribuir o Prémio ILUSTRARTE 2007 à ilustradora alemã Susanne Janssen e três menções especiais aos trabalhos da ilustradora italiana Chiara Carrer, do francês Martin Jarrie e da belga Isabelle Vandenabeele. Os premiados estarão presentes no dia da inauguração.








(Susanne Janssen)


As ilustrações vencedoras apresentam uma nova versão do clássico Hansel e Gretel (Èditions Être, 2007). As imagens poderosas de Susanne Janssen recriam, na sua linguagem invulgar, o conto dos irmãos Grimm. Um livro que seguramente ficará para a história da ilustração. De salientar que as imagens de Martin Jarrie ilustram uma antologia de poemas para a infância, dois dos quais de Fernando Pessoa.



(Isabelle Vandenabeele)





Ao todo foram seleccionados 50 ilustradores de 15 países, cujos trabalhos (3 por ilustrador) estarão presentes na exposição, patente no AMAC até 31 de Janeiro de 2008. A lista dos ilustradores seleccionados inclui ainda os portugueses Teresa Lima e Gémeo Luís. Importa salientar que o grande número de participantes, a diversidade de linguagens estéticas e a elevada qualidade dos trabalhos a concurso tornaram extremamente difícil o processo de selecção.

Graças à adesão massiva de ilustradores de todo o mundo (1360 candidaturas de 60 países) a ILUSTRARTE atingiu, uma vez mais, os seus objectivos: criar um espaço de encontro e de discussão da melhor ilustração para a infância internacional.





ILUSTRARTE – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância
www.ilustrarte.net
Comissários: Ju Godinho e Eduardo Filipe


Auditório Municipal Augusto Cabrita Parque da Cidade Barreiro
Tel. 21214 1319
Horário: Terça-feira a Domingo, das 15.00 às 22.00 horas. Entrada livre.

No comments: