Wednesday, March 12, 2008

“1001 NOITES”


Ilustração contemporânea para a infância do Irão
AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA
Barreiro
De 15 de Março a 11 de Maio de 2008


Inaugura no próximo dia 15 de Março (Sábado), pelas 17h00, no Auditório Augusto Cabrita no Barreiro a exposição “1001 NOITES”, Ilustração contemporânea para a infância do Irão.



Quem não se lembra da história do Sultão Shahryar, rei da Pérsia e da sua noiva Scherazade? Shahryar, depois de ser traído pela mulher passou a mandar executar as donzelas com quem casava, na manhã do dia seguinte ao casamento. Scherazade, uma dessas donzelas, na noite do casamento, começou a contar ao sultão uma história maravilhosa, mas não a acabou. O sultão viu-se então forçado a poupar-lhe a vida para ouvir o final da história. Na noite seguinte, Scherazade acabou a história, mas começou uma nova, que de novo, não concluiu. E isto repetiu-se durante 1001 noites!



O nome desta história extraordinária, que no fundo nos fala do poder encantatório dos contos, não poderia ser mais apropriado para título de uma exposição colectiva de 40 ilustradores de livros infantis do Irão, a antiga Pérsia.



Ao ler estas 120 ilustrações, os visitantes poderão tomar contacto com a cultura deste país imenso, com as suas tradições literárias e artísticas, e com a forma como as transportam para o presente.



Enraizada na rica herança cultural do país da 1001 noites, a nova ilustração iraniana alia o exotismo e por vezes a exuberância gráfica e cromática características destas latitudes, a expressões de grande contemporaneidade.

Tal como Sherazade encantou o Sultão Shahryar com as suas 1001 histórias esperamos que se deixem encantar pela magia destas imagens.

A exposição estará patente ao público até ao dia 11 de Maio de 2008.



Auditório Municipal Augusto Cabrita Parque da Cidade BARREIRO

Horário:
Terça a sexta-feira, das 9h00 às 13h00, das 14h00 às 19h00 e das 20h00 às 22h00
Sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 19h00 e das 20h00 às 22h00

Informações:
Tel. 212 141 319 / Fax: 212 147 401
E-mail:
ilustrarte@ilustrarte.net

6 comments:

piratas said...

Estão de parabéns! Não param de nos mostrar um mundo de imagens, de nos surpreender! Obrigada. Sábado lá estaremos.
Teresa

Rita Dias said...

A não perder...terão livros à venda?

croqui said...

A não perder de facto!

A menina da Ilustrarte said...

A exposição terá um catálogo que poderá ser adquirido por 9 €.

A menina da Ilustrarte said...

Uma pequena rectificação: o catálogo encontra-se à venda por 10 €.
Vale a pena, pois está excepcional :-)

Rita Dias said...

É pena que tenham optado por não apresentar por inteiro algumas imagens, a bem da estética do catalogo...a meu ver, tal não é desculpavel numa iniciativa que promove a ilustração e ilustradores como criadores de pleno direito.