Wednesday, April 02, 2008

Titan 2008: Concurso Bienal Internacional de Ilustração em Design



Até 13 de Abril de 2008


Este evento internacional inédito em Portugal resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), a Câmara Municipal de Matosinhos e a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).


O lançamento do evento teve lugar no dia 15 de Março, na Galeria Municipal de Matosinhos. Em causa está o grande prémio que corresponde à quantia de 8 mil euros, e o O Concurso Internacional envolve um prémio total de 33 mil euros.


Dar a conhecer aquilo que de melhor se faz em termos de ilustração no design, permitir o melhor conhecimento de autores consagrados e revelar autores emergentes são alguns dos objectivos que impuseram a necessidade de criar o Titan 2008, um evento internacional inédito em Portugal, que tem como promotores a ESAD, a Câmara Municipal de Matosinhos e a APDL.


O nome deste concurso está ligado ao contexto mitológico, à relação dos seres humanos com aquilo que os transcende. O nome está ainda relacionado com a própria cidade de Matosinhos, evocando a época da arquitectura do ferro e do vapor.


Nesta competição, dedicada à ilustração em design, vão estar a concurso trabalhos distinguidos por dez categorias: Press, Book, Comics, Stamp, Poster, Cartoon, Fashion, Cover, Fanzine e Miscelaneous. Apresentando-se como um evento de dimensão internacional, o Titan 2008 pretende criar um fórum capaz de sustentar o diálogo e a promoção de designers e ilustradores nacionais e internacionais, revelando e premiando novos ilustradores e descobrindo novos públicos para a ilustração.


Os trabalhos devem ser submetidos a partir de 5 de Maio até 7 de Novembro deste ano. A pré-selecção vai acontecer entre 10 de Novembro e 12 de Dezembro, sendo que a selecção do júri vai decorrer entre 12 e 16 de Janeiro do próximo ano. Os resultados devem ser divulgados a 3 de Fevereiro. Ao vencedor de cada categoria será entregue a quantia de 2.500 €. O grande prémio corresponde à quantia de 8 mil euros.


A exposição do concurso vai abrir ao público a 7 de Março de 2009. Paralelamente ao concurso, o Titan 2008 engloba também várias exposições, que inauguraram também a 15 de Março, na Galeria Municipal da Câmara de Matosinhos e encerram a 13 de Abril:


- "Era uma vez", exposição da colecção de Ju Godinho e Eduardo Filipe (ambos comissários do projecto ILUSTRARTE - Bienal Internacional de Ilustração para a infância),


- e "As Minhas Leituras", exposição do ilustrador José Saraiva são algumas das mostras que integram o programa do Titan 2008.


No comments: