Wednesday, May 14, 2008

Workshop de Desenho Pré-Colombiano


Entidade: FBAUL CIEAM
O Workshop de Desenho Pré-Colombiano, a realizar no Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (CIEAM), da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, foi adiado para 29 de Maio a 26 de Junho.

Estão abertas as inscrições para o Workshop de Desenho Pré-Colombiano, a realizar no Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (CIEAM), da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. As entrevistas de selecção estão agora agendadas para o dia 26 de Maio de 2008.

Para se inscreverem os candidatos deverão enviar a ficha de pré-inscrição através de e-mail cieam@fba.ul.pt, ou entregá-la pessoalmente no CIEAM.

Mais informações:
CIEAM
Tel. +351 213 252 135 135cieam@fba.ul.pt



Desenho Pré-Colombiano

29 de Maio a 26 Julho 2006 10h às 13h e 14h30 às 17h30 CIEAM



Objectivos gerais

Estudar e analisar as formas e conteúdos do desenho Americano Pré-Colombiano, desenvolvendo cognitivamente, em relação aos princípios apreendidos, um estudo de desenho na sua forma gráfica elementar – preto e branco – desde a sua forma bidimensional à sua expressão morfoespacial.


Destinatários

Todos os interessados, estudantes, professores e profissionais, em qualquer área das artes gráficas ou artes aplicadas (desenho, pintura, ilustração, BD, cinema de animação, arquitectura, escultura, design) que pretendam ampliar o leque da sua cultura histórica e imagética, através das artes no continente americano e sua relação com o mundo natural.


Admissão

Entrevista com apresentação de portfolio (12 Participantes).

Inscrições

Para se inscreverem os candidatos deverão enviar a sua ficha de pré-inscrição através de e-mail, ou entregá-la pessoalmente no CIEAM.



PROGRAMA


DIA 3 JULHO 2ª FEIRA

Manhã

Introdução teórica (com exemplos) do tema do Workshop – Desenho Americano Pré-Colombiano:

• Causas geradoras do desenho visual Ameríndio: Semiótica simbólica e comunicante – A magia, a religião, os mitos.

• Princípios da arte Ameríndia: Ideologia generativa dos desenhos plásticos simbólicos.

• Estilos plásticos Pré-Colombianos:

Teoria MorfoespacialGeometria Sagrada Morfoproporcionalidade Modos Estéticos Definição dos estilos (figurativo, abstracto, concreto e seus comparticipantes expressivos: purista, barroco, expressionista, superrealista)

Tarde

Apresentação comparativa das técnicas e expressões a desenvolver, para a fase de execução/interpretação: Desenho a linha (caneta, aparo, pincel), formas negras abertas a branco (positivo/negativo), silhueta, expressão com rede a traço, esgrafiado (género de pintura a fresco que consiste em aplicar em fundo negro camada branca, que depois se levanta com um estilete para formar as sombras). Apresentação de exemplos dos estilos gráficos a utilizar, dentro dos Modelos Estéticos analisados.



DIA 4 JULHO 3ª FEIRA

Manhã

Desenvolvimento do estudo e registo a preto e branco, bidimensional, de animais:

1 – Felino, Felino Humanóide, Felino Ave, Felino Peixe Tarde Continuação do estudo e registo a preto e branco, bidimensional, de animais:

2 – Serpente, Serpente Humanóide, Serpente Felino, Serpente Ave Cada estudo implica a utilização de uma só expressão gráfica que poderá ser: linha, pincel, silhueta, esgrafiado ou rede.


DIA 5 JULHO 4ª FEIRA

Manhã

Aproximação do desenho ao espaço morfológico (ou tridimensional) através do estudo de elementos decorativos (figurativos, abstractos ou ambos) de elementos visuais de animais: Aves e/ou Vegetais, a serem aplicados com tintas de água para porcelana, num objecto que se destine a conter líquidos (ex: caneca, jarra, bule).

Tarde

Continuação e conclusão do estudo aplicativo, com a queima dos trabalhos em forno doméstico (para fixação dos desenhos).



DIA 6 JULHO 5ª FEIRA

Manhã

Introdução ao universo mitológico e metafísico das principais culturas Ameríndias (apresentação com imagens). O desenho glífico e narrativo no espaço morfológico: Estudo de desenhos Iconográficos de Personagens em narrativa (mais do que um tempo ou espaço, a decorrer na mesma imagem). Personagens: Deuses, chamanes, sacerdotes, guerreiros, misteriosos.

Tarde

Conclusão do estudo iconográfico de Personagens em narrativa, para ser aplicado num prato ou travessa (utilitário, ritual, mágico).


DIA 7 JULHO 6ª FEIRA

Manhã

Transferência, por papel vegetal, do desenho iconográfico para o objecto escolhido e acabamento com tintas de água para porcelana, do registo final num prato, travessa ou qualquer outro suporte para comida.

Tarde

Continuação e conclusão do estudo aplicativo, com a queima dos trabalhos em forno doméstico (para fixação dos desenhos).



No comments: