Thursday, June 12, 2008

10 anos da BD Galega


10 anos da BD Galega
Bedeteca de Lisboa
Até 20 de Junho


Até 20 de Junho, na Bedeteca de Lisboa, está patente a exposição "10 anos da BD Galega", que mostra como nos últimos 10 anos o contexto relativo à bd galega alterou-se significativamente: às Xornadas de Ourense e ao Salón de Cangas, juntou-se o Viñetas desde o Atlántico (desde 1998), que tem levado à Galiza nomes importantes da banda desenhada internacional, colocando a região na rota dos grandes festivais.
O surgimento, no início do milénio, de colectivos independentes como o Polaqia ou o BD Banda, permitiu que muitos dos autores mais jovens dessem visibilidade ao seu trabalho, conquistando leitores e público.
A exposição agora patente, resultado do apoio inequívoco que a Xunta de Galicia presta aos artistas da região, apresenta trabalhos de 42 autores de várias gerações – desde Xaquín Marín (1943) a Diego Blanco (1981) –, e mostra a riqueza e diversidade da banda desenhada galega, reunindo vários estilos e tendências numa prova de enorme vitalidade.
A mostra é organizada pelo Festival "Viñetas desde o Atlántico", Asociación Galega de Professionais da Ilustración e as Xornadas de BD de Ourense, com o apoio da Xunta da Galicia, e esteve patente na quarta edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja durante o mês de Maio.
Durante o período da sua permanência no Palácio do Contador-mor, nos Olivais, a equipa da Bedeteca organiza visitas guiadas e ateliês de BD, destinados a grupos escolares (crianças a partir dos 8 anos) e ao público em geral.
A participação é gratuita e está prevista, sob marcação, à Sexta-Feira: 10h30 ou 14h30.