Friday, June 06, 2008

1001 Noites no Museu da Água



Até 28 de Junho
Museu da Água

Para quem não teve oportunidade de ver no AMAC - Barreiro, tem agora a possibilidade de visitar esta fabulosa exposição de ilustrações originais de 40 autores iranianos em Lisboa, no Museu da água.

Quem não se lembra da história do Sultão Shahryar, rei da Pérsia e da sua noiva Scherazade? Shahryar, depois de ser traído pela mulher passou a mandar executar as donzelas com quem casava, na manhã do dia seguinte ao casamento. Scherazade, uma dessas donzelas, na noite do casamento, começou a contar ao sultão uma história maravilhosa, mas não a acabou. O sultão viu-se então forçado a poupar-lhe a vida para ouvir o final da história. Na noite seguinte, Scherazade acabou a história, mas começou uma nova, que de novo, não concluiu. E isto repetiu-se durante 1001 noites!

O nome desta história extraordinária, que no fundo nos fala do poder encantatório dos contos, não poderia ser mais apropriado para título de uma exposição colectiva de 40 ilustradores de livros infantis do Irão, a antiga Pérsia.

Ao ler estas 120 ilustrações, os visitantes poderão tomar contacto com a cultura deste país imenso, com as suas tradições literárias e artísticas, e com a forma como as transportam para o presente.

Enraizada na rica herança cultural do país da 1001 noites, a nova ilustração iraniana alia o exotismo e por vezes a exuberância gráfica e cromática características destas latitudes, a expressões de grande contemporaneidade.
Tal como Sherazade encantou o Sultão Shahryar com as suas 1001 histórias esperamos que se deixem encantar pela magia destas imagens.



Exposição comissarida por Ju Godinho e Eduardo Filipe, organizada pela Câmara Municipal do Barreiro e pela Associação Ver Pra Ler e inserida no Projecto IlustrARTE.


Mais informações:
Tel.: 218100215
Lisboa, Museu da Água
Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos
R. Alviela, 12

Horário:
Segunda a sábado das 10h00 às 18h00
Preço: 2,5€ (c/descontos)


No comments: