Friday, June 06, 2008

Exposição de Evelina Oliveira na Baixa da Banheira


"As Imagens das Palavras e as Palavras das Imagens"
Galeria de Exposições do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
Baixa da Banheira


1 a 29 de Junho


A parte mais significativa desta mostra consta de um conjunto de caixas de tintas que a pintora reciclou, pintando a sua parte exterior com personagens de mundos fantásticos a descobrir, seguindo ou não as pistas que a própria lança, através de pequenas frases.
«"Histórias aos quadradinhos" é um projecto composto por cem caixas de cartão utilizadas para acomodar tubos de tinta e que foram a posteriori preparadas como suporte para pinturas a acrílico. (...)

Neste projecto, cada caixa representa uma personagem ou uma cena de uma história por inventar. Estes enredos são sugeridos pelas frases ou "títulos" de forma a interrogarem ou estimularem o imaginário de quem as observa e deste mdo multiplicarem-se as leituras de uma só imagem não tendo necessariamente de haver uma ligação ou ordem entre elas.»Evelina Oliveira, do catálogo Histórias aos quadradinhos.
O efeito visual das caixas, com tamanhos diversos, ao longo da parede, confere profundidade às pinturas e sugere uma reciclagem do imaginário tradicional, em que princesas, natureza e símbolos se cruzam entre o proibido e o desejado, a felicidade e a infelicidade, o amor e a solidão. Os olhos imensos das meninas evidenciam o traço da pintora: uma misteriosa melancolia que extravasa de cada 'tela'.


Mais informações:
FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO
Rua José Vicente, Baixa da Banheira
Tel. 210888900

Horário:
3ª Feira a Sábado
10.00h às 12.30h e das 14.00h às 18.30h
4ª Feira – prolongamento até às 20.30h

No comments: