Tuesday, April 10, 2007

Ilustração de Helena Zália



Tomei a liberdade de colocar aqui o trabalho da ilustradora Helena Zália desenvolvido durante o workshop de Svjetlan Junakovic, no Barreiro, pois achei o resultado fantástico.

Para aqueles que tiverem interesse em ver o seu trabalho aqui publicado só têm que mo enviar para o meu mail e terei todo o prazer em fazê-lo!


«Ilustração iniciada no workshop do ilustrador croata Svjetlan Junakovic e terminada agora. Tínhamos que fazer a ilustração de um animal ... o meu só poderia ser o meu querido Mike!! Converti-o em capuchinho vermelho.

... técnicas desenvolvidas no workshop de Svjetlan Junakovic, passo a exemplificar algumas:







Este é um pormenor do projecto de ilustração que conclui recentemente, no qual já apliquei algumas indicações para obter as texturas apresentadas. Em primeiro lugar pintamos uma superfície em acrílico e posteriormente aplicamos sobre a mesma uma camada de gouache de cor diferente. É evidente que não podemos cobrir a primeira camada na totalidade, caso contrário não aparece a cor de base.



Para obter este efeito, pintamos uma superfície com uma camada generosa de acrílico e cobrimos com uma abundante camada de gouache e, secamos com o secador de cabelo bem quente ... surge este efeito craclé.

Outras indicações dadas relativamente à criação de uma ilustração, é que é muito importante dar a conhecer o mundo que nos rodeia e nunca aquilo que habitualmente define determinada forma a nível global. Por exemplo, se tenho que ilustrar um castelo, e sou portuguesa, devo fazer um castelo como os nossos e não um castelo como aqueles que aparecem em quase todos os contos de fada, com cones no cimo das torres, etc. »


Obrigada Zai-Zai



1 comment:

helena zália said...

Bem .... fiquei completamente surpreendida!!!! Muito obrigada Sofia :D