Thursday, May 08, 2008

Cristina Valadas vence Prémio Nacional de Ilustração 2007


O júri atribuiu o Prémio Nacional de Ilustração ao conjunto de ilustrações da obra O rapaz que sabia acordar a Primavera, da autoria de Cristina Valadas, com texto de Luísa Dacosta, publicada pelas Edições Asa.

Nesta 12ª. edição do Prémio Nacional de Ilustração foram analisadas 130 candidaturas, que reuniram 81 ilustradores, publicadas por 33 editoras.

O júri, constituído por Dora Batalim, docente de Literatura Infantil e Juvenil na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich de Lisboa, Sara Reis Silva, docente na Universidade do Minho e representante da AALIJ/IBBY, e Maria Carlos Loureiro, Directora de Serviços do Livro em representação da DGLB, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Nacional de Ilustração ao conjunto de ilustrações da obra O rapaz que sabia acordar a Primavera, da autoria de Cristina Valadas, com texto de Luísa Dacosta, publicada pelas Edições Asa. As duas menções especiais foram atribuídas às ilustrações da obra Quando eu nasci, da autoria de Madalena Matoso, com texto de Isabel Minhós Martins, da editora Planeta Tangerina, e às ilustrações da obra O rapaz que aprendeu a voar, da autoria de José Miguel Ribeiro, com texto de Alexandre Honrado, da Dom Quixote.

O júri decidiu ainda distinguir um conjunto de seis títulos e respectivos ilustradores, para além do Prémio e das duas menções especiais:

José Saraiva, Vermelho-cereja, texto de François David (trad.), Ambar

Alex Gozblau, Romance do 25 de Abril, texto de João Pedro Mésseder, Caminho

Bernardo Carvalho, A grande invasão, texto de Isabel Minhós Martins, Planeta Tangerina

Gémeo Luís, A boneca Palmira, texto de Matilde Rosa Araújo, Edições Eterogémeas

Teresa Lima, Ovos cozidos, texto de Marisa Núñez (trad.), OQO Editora

Margarida Botelho, A colecção, texto de Margarida Botelho, Edição de autor