Sunday, October 15, 2006

Farol de Sonhos 2006

Para quem não teve oportunidade de assistir à 1ª edição do href="http://www.faroldesonhos.pt/">Farol de Sonhos, aqui fica um pequeno registo do que se passou entre os dias 11 e 15 de Outubro, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, organizado pela Câmara Municipal de Cascais, juntamente com os representantes da Associação Ver Pra Ler (André Letria, Eduardo Filipe e Ju Godinho).


Durante estes 5 dias, cerca de 1 centena de pessoas puderam assistir a um ciclo de conferências e workshops relacionados com a ilustração, o livro infantil e a criatividade gráfica. "Arte e reflexão para todas as idades, de olhos postos na modernidade e no futuro." (retirado do site oficial do Farol de Sonhos).


Tendo por base uma exposição de um dos maiores criadores gráficos, internacionalmente conhecidos, Katsumi Komagata, representado pela Associação "
Les Trois Ourses
", durante as Conferências do Farol de 2006, pudémos contar com a presença de alguns dos mais destacados responsáveis de eventos internacionais como a
Bienal de Bratislava (Eslováquia) ou a Biblioteca Internacional para a Infância de Munique (Alemanha), o Salão do Livro Infantil de Montreuil (França), a ILUSTRARTE - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, entre outras nomes como João Paulo Cotrim, Isabel Alçada e Anabela Martins.


Foi-nos também apresentado um debate sobre O Ensino da Ilustração em Portugal, com Mariana Viana, Luís Mendonça (Gémeo Luís) e Jorge Nesbitt. Para além disso, ainda pudémos contar com a presença de Jorge Silva (director do atelier Silva! Designers) que nos apresentou, de uma forma extremamente irónica e sarcástica (desculpem a expressão), a visão dos designers em relação ao mundo da ilustração.

Pelo meio, foi-nos dada a oportunidade de participar em dois workshops que, devo dizer, foram fantásticos, que nos permitiram conhecer um pouco melhor a obra do génial Komagata e do excelente trabalho que tem vindo a ser feito pela Associação Les 3 Ourses.
Depois desta minha longa descrição do que se passou em S. Domingos de Rana, deixo aqui espaço para todos aqueles que estiveram presentes possam deixar aqui o seu comentário e apreciação global da iniciativa.



Para aqueles que não tieram oportunidade de participar no evento, aconselho a darem um saltinho pela Biblioteca de S. Domingos de Rana e visitarem da exposição 123...Komagata, uma retrospectiva do trabalho do ilustrador e designer japonês, Katsumi Komagata, convidado especial do encontro. Bem como a exposição colectiva de ilustradores nacionais
ANIMALAMINUTE.

4 comments:

Tá Quase said...

Posso dizer: "Eu estive lá!"
Sem querer ser melga a dizer que vou a todas (pelo menos tento), estive no Farol e foi uma optima experiência, a organização está de parabéns... os convidados, os temas, as exposições, foi tudo muito enriquecedor. Se calhar não devia dizer isto, mas aprendi mais em 3 dias no Farol de Sonhos que num semestre na faculade...
Fico à espera de mais para o ano ;)

trigueirinha said...

EU TAMBÉM ESTIVE LÁ!!!!`
É verdade, e valeu muito a pena, aprendi muito sobre ilustração, o que se faz por esse mundo fora, e fiquei com umas ideias de ir estudar para Itália, á pois é, expandiu-me os horizontes.

Espero ansiosamente pelo Farol dos Sonhos 2ª Edição.

A menina da Ilustrarte said...

Eu tenho uma panca!


E, como todos os que me conhecm sbem, estopu sempre de máquina fotográfica em punho.
Esta minha panca valeu-me uma foto com o nosso muito querido Komagata.
Obrigado Luis Mendonça!!!

helena zália said...

Eu também estive lá e foi completamente inspirador! Estou ansiosa pela 2ª edição!
:)