Sunday, October 15, 2006

Farol de Sonhos 2006

Para quem não teve oportunidade de assistir à 1ª edição do href="http://www.faroldesonhos.pt/">Farol de Sonhos, aqui fica um pequeno registo do que se passou entre os dias 11 e 15 de Outubro, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, organizado pela Câmara Municipal de Cascais, juntamente com os representantes da Associação Ver Pra Ler (André Letria, Eduardo Filipe e Ju Godinho).


Durante estes 5 dias, cerca de 1 centena de pessoas puderam assistir a um ciclo de conferências e workshops relacionados com a ilustração, o livro infantil e a criatividade gráfica. "Arte e reflexão para todas as idades, de olhos postos na modernidade e no futuro." (retirado do site oficial do Farol de Sonhos).


Tendo por base uma exposição de um dos maiores criadores gráficos, internacionalmente conhecidos, Katsumi Komagata, representado pela Associação "
Les Trois Ourses
", durante as Conferências do Farol de 2006, pudémos contar com a presença de alguns dos mais destacados responsáveis de eventos internacionais como a
Bienal de Bratislava (Eslováquia) ou a Biblioteca Internacional para a Infância de Munique (Alemanha), o Salão do Livro Infantil de Montreuil (França), a ILUSTRARTE - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, entre outras nomes como João Paulo Cotrim, Isabel Alçada e Anabela Martins.


Foi-nos também apresentado um debate sobre O Ensino da Ilustração em Portugal, com Mariana Viana, Luís Mendonça (Gémeo Luís) e Jorge Nesbitt. Para além disso, ainda pudémos contar com a presença de Jorge Silva (director do atelier Silva! Designers) que nos apresentou, de uma forma extremamente irónica e sarcástica (desculpem a expressão), a visão dos designers em relação ao mundo da ilustração.

Pelo meio, foi-nos dada a oportunidade de participar em dois workshops que, devo dizer, foram fantásticos, que nos permitiram conhecer um pouco melhor a obra do génial Komagata e do excelente trabalho que tem vindo a ser feito pela Associação Les 3 Ourses.
Depois desta minha longa descrição do que se passou em S. Domingos de Rana, deixo aqui espaço para todos aqueles que estiveram presentes possam deixar aqui o seu comentário e apreciação global da iniciativa.



Para aqueles que não tieram oportunidade de participar no evento, aconselho a darem um saltinho pela Biblioteca de S. Domingos de Rana e visitarem da exposição 123...Komagata, uma retrospectiva do trabalho do ilustrador e designer japonês, Katsumi Komagata, convidado especial do encontro. Bem como a exposição colectiva de ilustradores nacionais
ANIMALAMINUTE.

4 comments:

Tá Quase said...

Posso dizer: "Eu estive lá!"
Sem querer ser melga a dizer que vou a todas (pelo menos tento), estive no Farol e foi uma optima experiência, a organização está de parabéns... os convidados, os temas, as exposições, foi tudo muito enriquecedor. Se calhar não devia dizer isto, mas aprendi mais em 3 dias no Farol de Sonhos que num semestre na faculade...
Fico à espera de mais para o ano ;)

trigueirinha said...

EU TAMBÉM ESTIVE LÁ!!!!`
É verdade, e valeu muito a pena, aprendi muito sobre ilustração, o que se faz por esse mundo fora, e fiquei com umas ideias de ir estudar para Itália, á pois é, expandiu-me os horizontes.

Espero ansiosamente pelo Farol dos Sonhos 2ª Edição.

Sofia M. said...

Eu tenho uma panca!


E, como todos os que me conhecm sbem, estopu sempre de máquina fotográfica em punho.
Esta minha panca valeu-me uma foto com o nosso muito querido Komagata.
Obrigado Luis Mendonça!!!

helena zália said...

Eu também estive lá e foi completamente inspirador! Estou ansiosa pela 2ª edição!
:)